11/07/2006 - 15:35
TRÂNSITO
Aniversário do Detran será comemorado nesta quarta-feira


ADÃO DE OLIVEIRA
Assessoria/Detran-MT

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realiza nesta quarta-feira (12.07), à partir das 16 horas, no auditório do órgão, a comemoração aos 40 anos de criação. A solenidade será interna e reunirá servidores e toda direção do Detran.

O ato seria realizado na última sexta-feira (07.07), mas com o falecimento do ex-governador Dante de Oliveira, foi transferido para essa quarta-feira. Essa é a primeira vez que o aniversário do órgão é resgatado pelos servidores e diretoria, no intuito, de dar continuidade a proposta de trabalho da instituição.

Neste ano em que a instituição completa 40 anos, um ato marcou a história do órgão; um encontro reuniu de uma só vez todos os ex-presidentes do Detran, no dia 18 de abril. Esta é a primeira vez, que todos foram homenageados, e juntos puderam saber um pouco da história de fundação do Detran.

Em 1918, chegou o primeiro automóvel a Cuiabá e a partir de então, o cenário da paisagem urbana começou a modificar-se. Em 1.927 já havia em Mato Grosso a preocupação de se estabelecer regras para o ordenamento do trânsito. Assim no Governo de Mário Corrêa da Costa é elaborado o Decreto nº 753, de 16 de fevereiro de 1927 que determina a criação da Inspetoria de Veículos.

Após dois anos, em 1929, cria-se o Decreto Lei nº 849 que atribui a essa Inspetoria a função de fiscalizar o trânsito de veículos.
O Detran, como Departamento Estadual de Trânsito, só foi criado pela Lei nº 2.626, de 7 de julho de 1966 e transformado em autarquia, pela Lei nº 3.844, de 13 de abril de 1977, no governo Garcia Neto. Assim o Detran de Mato Grosso na verdade, tem 40 anos de instituição, mas há 78 anos vem fazendo história.

“Vamos realizar uma comemoração simples, mas reforçando a proposta e o compromisso de continuar realizando um bom trabalho”, disse Moises Sachetti.

 

 
Índice de Notícia